segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coreia do Norte faz teste nuclear e causa tremor de terra

A agência norte-coreana “KCNA” informou que a usina nuclear de Pyongyang sem dar detalhes sobre a área afetada pelo teste. “Como tinham solicitado nossos cientistas e técnicos, nossa república levou a cabo com sucesso outro teste nuclear subterrâneo neste 25 de maio, como parte das medidas para fortalecer o poder nuclear em defesa própria”, informou a estatal.
O governo da Coreia do Norte afirmou que o teste foi seguro e que não houve vazamento radioativo.
A Comissão Preparatória da Organização para Proibição de Testes Nucleares informou que o teste foi realizado a cerca de 2 km do local do teste de três anos atrás. A explosão do teste desta segunda-feira (25) foi mais forte do que a do teste realizado em outubro de 2006 que desencadeou várias sanções internacionais à Coreia.
A Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte também disparou mísseis de curto alcance. A informação não foi confirmada pelos norte-coreanos.

Tremores de terra

Após o teste nuclear, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e Rússia registraram tremor de terra em seus países. De acordo com Hirofumi Nakasone, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Japão, a Agência Meteorológica do país captou ondas sísmicas vindas da Coreia do Norte. A Agência Sísmica da Coreia do Sul registrou por volta das 10h local (pelo horário de Brasília às 22h) um tremor de 4,5 graus na escala Richter. O porta-voz do governo informou que foi detectado um tremor artificial às 9h54 em Poongkye-Ri, na província de Hamkyong.
Nos Estados Unidos, o Instituto Geológico, confirmou um terremoto de 4,7 graus às 9h54 a 375 km a nordeste de Pyongyang.
A agência sismológica russa, Yuzhno-Sajalinsk, registrou um terremoto de 4,7 graus na escala Richter às 11h54.
O tremor de terra não causou vítimas e nem danos.

Pedido de sanções à Coreia o Norte

Os ministros Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, e do Japão, Hirofumi Nakasone, disseram em encontro no Fórum Ásia-Europa que já pediram uma reunião com urgência ao Conselho de Segurança da ONU para pedir sanções à Coreia do Norte.
O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse que o teste viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O premier japonês disse que seu país, Coreia do Sul e Estados Unidos buscarão uma resposta coordenada ao ato.
Em pronunciamento na Casa Branca o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a atitude da Coreia do Norte é uma violação do direito internacional e foi irresponsável. Obama disse que a comunidade internacional deve empreender ações contra o país no dia em que o regime anunciou o segundo teste nuclear em quatro anos.
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, disse estar profundamente preocupado com a situação.

Nenhum comentário: