quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gripe suína: “Brasil está preparado”, diz ministro da Saúde

Foto: Arquivo

Durante entrevista no Senado nesta terça-feira (12) após uma audiência pública o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o Brasil está preparado para enfrentar uma possível pandemia do vírus Influenza A (H1N1). “O Brasil está preparado para qualquer hipótese. Mas o momento é de tranquilidade, apesar de requerer cuidado”.
De acordo com o ministro, o quadro clínico da maioria das pessoas contaminadas é mais leve do que semanas atrás, mesmo assim a vigilância vai continuar. “São poucas as pessoas que evoluem para uma complicação, como uma pneumonia ou um quadro mais grave. Por isso, prudência, alerta e cuidado neste momento é fundamental e é a postura do governo”.
Sobre os R$ 141 milhões anunciados pelo governo para combater e prevenir a gripe suína no Brasil, Temporão disse que são suficientes, mas se necessário pedirá recursos emergenciais ao presidente Lula.
O ministro participa na próxima semana da Assembleia Mundial da Saúde, onde representantes da Saúde de vários países discutirão em Genebra, na Suíça, a gripe suína.

Nenhum comentário: