sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Caso Nelsinho Piquet: Já estamos cheios de fanfarrices



Nelsinho Piquet confessou que a colisão em um muro no ano passado durante o Grande Prêmio de Cingapura foi proposital, a pedido da Renault. A admissão foi destaque na imprensa internacional. Devido à confissão, a FIA disse que não vai puni-lo, a princípio.
Piquet estava em uma reta e bateu no muro, na verdade jogou o carro contra o muro. A batida fez com que o safety car (carro de segurança) entrasse na pista, o que favoreceu a vitória do companheiro de equipe, Fernando Alonso, que estava em último lugar e pulou para a quinta posição. Depois chegou em primeiro.

Foto: Reprodução


O filho de Nelson Piquet afirmou que seguiu a orientação dos diretores da escuderia, já que com o safety car na pista não poderia haver ultrapassagem. A ordem, segundo o piloto, foi dada antes da corrida e com a marcação do local da pista e a volta exata para acontecer a colisão. Sujeira pura. Mais sujo ainda é quem a cumpre.
Como disse Rubens Barrichello: “Se realmente for comprovada essa história, um piloto que foi capaz que fazer algo assim não pode mais estar no esporte”. Isso acontecerá? Nelsinho Piquet será banido do automobilismo.
A Renault e seu chefe, Flavio Briatore, abriram um processo contra a família Piquet. A escudaria acusa Nelson e Nelsinho Piquet de tentativa de chantagem. O time tenta se defender da acusação de ter ordenado o falso acidente e Briatore, negando as acusações, disse, em carta, que são mentiras ultrajantes.
Nesta sexta-feira (11) a Renault, em comunicado oficial, disse: “A FIA anunciou que marcou uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Esporte a Motor no dia 21 de setembro de 2009.
A Renault irá comparecer à reunião para responder às acusações de que os membros da equipe conspiraram com Nelsinho Piquet para causar um acidente deliberado no GP de Cingapura de 2008, para que Fernando Alonso pudesse se beneficiar do safety car residual.
A Renault não fez comentários públicos durante as investigações iniciais da FIA sobre o assunto. No entanto, hoje a Renault e Flavio Briatore, chefe da equipe, desejam informar que iniciaram procedimentos criminais contra Nelsinho Piquet e Nelson Piquet na França, sobre falsas acusações e por tentarem chantagear a equipe para manter Nelsinho como piloto da equipe no restante da temporada 2009. A questão também será investigada pela polícia britânica”.
O que deveria ser feito? Suspensão e multa seriam punições leves demais. Deveria, sem sombra de dúvida, caso de expulsão do automobilismo. Proibição de até correr de kart. Chega de fanfarrices né! Já basta o Sarney aprontando e saindo – ou melhor, ficando – como se nada tivesse acontecido. O nome do Brasil é que está ficando sujo. Mas é aquela história do “sou brasileiro e não desisto nunca”. Desistir jamais e trapacear sempre. Será esse o nosso lema a partir de agora?

Nenhum comentário: