domingo, 27 de setembro de 2009

Ciúme: Insegurança ou amor excessivo?


O ciúme está presente na vida de quase toda pessoa, está sempre sendo o assunto entre os amigos, e a principal causa da chamada “D.R.” – Discussão de Relação. No cotidiano o tema está presente em todos os lugares. É difícil esconder o ciúme.


O ciúme sempre é o estopim para as tão temidas crises conjugais. O sentimento se incute nas páginas da internet, através de alguns recadinhos ou de algumas brincadeiras que servem como estopins para um ciúme escondido atrás de um outro sentimento, a insegurança. Na verdade essas brincadeiras na internet são para quem sofre com a insegurança não mais que uma trincheira.


Um estudo realizado pelo site The Ashley Madison, mostra que entre 50% e 60% dos homens casados ou solteiros que entram na internet, procuram aventuras sexuais ou amorosas


“O ciúme é o grande responsável pela escolha da monogamia em boa parte da sociedade”, diz o psicólogo Jorge Nogueira.
Hoje, o ciúme também entra nas festas atrás do clima descontraído entre os amigos. Muitos jovens admitem a falta de conforto, quando seu companheiro ou companheira encontra uma outra companhia, outros jovens não ligam, e tentam administrar a situação. O ato de “ficar” fez com que o ciúme perdesse lugar na vida do jovem.
Para muitas pessoas o ciúme é inseparável do amor, ou seja, só sente ciúme quem realmente ama. O amor é acompanhado pelo cuidado, pelo zelo com a pessoa amada. Para os latinos o ciúme uma prova de amor. Segundo a psicóloga Noely Moraes (PUC/SP), o ciúme é a expressão do medo da perda ou da exclusividade sobre o outro.
“Algumas pessoas reagem a ele com a vontade de ficar mais atraentes”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi. Muitos aproveitam a situação para provocar o ciúme para apimentar a relação.


O ciúme é desconfortável para ambas as partes, quem é ciumento sofre com a insegurança, e a parceira sofre com as reações descontrolados do ciumento, podendo ser até vítima de agressões físicas e verbais. O ciúme passageiro não preocupa tanto quanto o doentio. Quanto mais intenso ele fica, torna-se o centro da relação.


O tão preocupante sentimento causa angustia e fastio, e a saída mais indicada é a terapia, que centraliza o cuidado da auto-estima. Há casos em que o ciúme é o principal causador da depressão, e o tratamento é a associação da terapia com o uso de antidepressivos.

Nenhum comentário: