quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tornados atingem três cidades de Santa Catarina

Entre a noite de segunda-feira (7) e terça-feira (8) três cidades de Santa Catarina – Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília – foram atingidas por tornados, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri/Ciram).
Em nota o órgão informou: “O encontro do ar mais frio com o ar mais quente que predominava em Santa Catarina formou nuvens com grande desenvolvimento vertical, chamadas de supercélulas, responsáveis por fortes temporais com ventos de mais de 100 km/h em vários municípios”. A Defesa Civil informou que os tornados que a atingiram as cidades foram distintos.
Em Guaraciaba 9.100 pessoas foram atingidas pela chuva e o município decretou calamidade pública.
Em Santa Catarina mais de 15 mil pessoas tiveram as casas destruídas pelas chuvas. O número de desabrigados chega a 1.153 e o de desalojados, 14.532. No estado, 16 municípios – Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupá, Schroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Régis, Ouro Verde, Passos Maia, Rio das Antas e São Bernardino – decretaram estado de emergência.

Nenhum comentário: