quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pré-sal: Governistas impedem obstrução na Câmara


Sem nenhuma votação. Foi assim que terminou a primeira sessão da Câmara dos Deputados, após a oposição declarar na terça-feira (1º) obstrução contra a urgência dos projetos do pré-sal. Para tentar atrasar as votações em plenário, com o objetivo de buscar um acordo com o governo, PSDB, DEM e PPS decidiram obstruir os trabalhos da Câmara para que o governo retirasse a urgência constitucional dos quatro projetos que definem o marco regulatório.
A base governista evitou a aprovação do requerimento de obstrução e decidiu adiar para esta quarta-feira (2) a votação da Medida Provisória que autoriza a subvenção econômica da União ao BNDES. A oposição tentou retirar o assunto da pauta, mas não conseguiu. O governo obteve 257 votos.
O deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara, se reunirá com os líderes partidários na manhã desta quarta-feira para decidir a forma que os projetos irão tramitar na Casa. A decisão já tomada é de que comissões especiais serão criadas para acelerar os processos sem que as propostas sobre o modelo de partilha de produção e o fundo social e ambiental passem pelas comissões temáticas da Câmara. Na discussão desta quarta entre os líderes deve sair o nome dos relatores dos projetos.

Nenhum comentário: