quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chile: Justiça condena mais de 120 policiais e ex-militares a prisão


Nesta terça-feira (1º) a Justiça do Chile ordenou a prisão de 129 policiais e ex-militares acusados de participação na repressão durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). A ordem de prisão foi emitida pelo juiz Víctor Montglio contra ex-agentes da Direção Nacional de Inteligência (DINA), a polícia política que é acusada pela maioria das 3.000 vítimas que a ditadura deixou. Alguns dos acusados teriam participado como guardas de prisões e de terem feito o transporte de presos políticos a diversas prisões clandestinas.
Os ex-militares e policiais que tiveram ordem de prisão decretada estiveram envolvidos na Operação Condor e na Operação Colombo, que causou em 1975 o desaparecimento de 119 opositores ao governo Pinochet.
A ordem de prisão inclui oficiais reformados, ex-suboficiais, membros da Força Aérea, Marinha e ex-policiais militares e civis. Os acusados serão processados como co-autores de sequestro qualificado e receberão a notificação da ordem de prisão até a próxima sexta-feira (4).

Nenhum comentário: